top of page
  • associacaopais2

Curso de formação “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir” - 3.ª Edição em formato MOOC

Caríssima comunidade educativa,


Tem início hoje o curso de formação “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir”- 3.ª Edição em formato MOOC (Massive Open Online Course). Promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet e da área de Cidadania e Desenvolvimento, este curso termina no dia 16 de dezembro, correspondendo a um trabalho global de cerca de 25 horas.


Ao longo do curso, enquadrado nas propostas de formação do plano “Escola sem Bullying. Escola sem Violência”, pretende-se sensibilizar os participantes para esta problemática, através de conhecimentos teóricos e competências práticas que lhes permitam identificar, prevenir e intervir face ao Bullying e Ciberbullying. Os participantes terão, assim, a oportunidade de: aprofundar os seus conhecimentos sobre a diversidade de comportamentos agressivos em idade escolar; promover o desenvolvimento de competências de diferenciação entre o bullying e o ciberbullying; reconhecer os sinais de alerta em idade escolar que indiciem o envolvimento em comportamentos de bullying e de ciberbullying; capacitar-se para a utilização de diferentes abordagens de prevenção e intervenção face ao bullying e ao ciberbullying, partilhar ideias, atividades e metodologias, relativamente às temáticas propostas.


O MOOC “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir” - 3.ª Edição destina-se a professores, educadores, pais/encarregados de educação, forças de segurança, outros profissionais que desempenhem funções em contextos educativos e a todos os interessados nesta temática.


Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, mas a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso.



Link:


Video:




O que vai aprender

  • Sensibilizar para a diversidade de comportamentos agressivos em idade escolar;

  • Promover o desenvolvimento de competências de diferenciação entre o bullying e o ciberbullying;

  • Reconhecer sinais de alerta em idade escolar, que indiciem o envolvimento em comportamentos de bullying e de ciberbullying;

  • Capacitar para a utilização de diferentes abordagens de prevenção e intervenção face ao bullying e ao ciberbullying.

Formato

O curso está organizado em 5 módulos temáticos e dois módulos de Introdução e Avaliação Final do curso. Ao longo do curso existem um conjunto de tarefas, participações em fóruns temáticos, quizzes e revisões por pares.


Plano de curso

Módulo 0 – Introdução Módulo 1 – Bullying Módulo 2 - Ciberbullying e Comunicação através do ecrã Módulo 3 - Segurança na Internet e ciberbullying Módulo 4 - Abordagens de intervenção face ao bullying e ciberbullying Módulo 5 - (Ciber) Bullying homofóbico e/ou transfóbico Avaliação do Curso




3 visualizações0 comentário
Post: Blog2 Post
bottom of page