top of page
  • associacaopais2

Cibersegurança: um problema que afeta os nossos filhos? Pedido de colaboração!!

Atualizado: 1 de abr. de 2023

Caros pais e Encarregados de Educação,


Partilhamos a informação:



A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto está a promover um estudo na área da cibersegurança. O projeto YUCA visa explorar e ajudar a definir a melhor estratégia para integrar a cibersegurança nos currículos do ensino básico (6 aos 12 anos).

Foi escolhida esta faixa etária, por ser o momento em que as crianças começam a ter um maior contacto com os dispositivos tecnológicos, seja na escola, para ler, jogar ou interagir com outras pessoas. Por essas razões, pode ser também nesta altura que surgem as primeiras questões ou problemas relacionados com a cibersegurança.

Esta investigação tem duas dimensões. Serão auscultados os professores dos 1º e 2º ciclos que lecionam nas escolas públicas portuguesas, para conhecer as práticas e estratégias com que este tema é abordado. Mas considera-se indispensável, conhecer também a visão das famílias e as necessidades que sentem neste domínio.

Assim, se está a receber este email é porque é um encarregado de educação de um ou mais educandos a frequentar o 1º ou 2º ciclos do ensino básico e consideramos a sua opinião muito importante. Neste sentido gostávamos de lhe pedir 10 minutos do seu tempo, para que de forma anónima dê o seu contributo a esta investigação.

Por último pedir-lhe se poderia por favor partilhar este inquérito e solicitar a colaboração dos seus encarregados de educação.

Despedimo-nos agradecidos e comprometemo-nos a partilhar com toda a comunidade as principais conclusões deste estudo de forma a criar conhecimento sobre uma área tão atual e de extrema importância para a formação dos futuros cidadãos.




1 visualização0 comentário
Post: Blog2 Post
bottom of page