top of page
  • associacaopais2

A Prática de Recuperação do ESTUDO

Caros Pais e Encarregados de Educação,


Partilhamos informação:



«A Prática de Recuperação Queres aprender melhor? Testa-te a ti próprio!

Depois de estudar tens a impressão de que sabes a matéria. Isto acontece porque a informação fica na tua memória recente. Quando revês, consegues reconhecer o que estudaste. Mas, atenção: reconhecer não é o mesmo que saber!


Video:


O que é?

É uma estratégia de estudo que recorre à auto-avaliação para uma aprendizagem mais eficaz. O princípio é simples: é preciso testar e reproduzir o conhecimento que queres aprender. Quando te esforças para recordar uma informação, estás a estimular a sua memorização e também a compreensão.

O êxito desta estratégia deve-se ao fortalecimento da memória a longo prazo. Várias experiências científicas têm mostrado que os alunos que mais testam o seu conhecimento são os que melhor aprendem e conseguem alcançar melhores resultados .


Como aplicar?

Depois de assistir à aula, lê e estuda com apoio dos manuais e dos teus apontamentos. Depois de o fazer, testa-te a ti próprio. Faz mini testes ou recorre a questionários e, no final, verifica se sabes realmente a matéria.


pratica-de-recuperacao-ficha-1
.pdf
Download PDF • 59KB

Para melhores resultados, conjuga esta estratégia de estudo com a «Prática Espaçada»


A Prática Espaçada Tens tendência para esquecer a matéria que estudaste?

Isto acontece porque o estudo massivo, em curtos intervalos de tempo, não te ajuda a aprender. Quando estudas de véspera ou deixas tudo para a época dos exames, a aprendizagem vai ser sempre superficial. Organiza-te e faz pausas entre as matérias!


Video:



O que é?

É uma estratégia de estudo que recorre ao intervalo de espaçamento para uma aprendizagem mais eficaz. O princípio é simples: quanto mais tempo se pretender prolongar uma aprendizagem, maior deverá ser o espaçamento entre os momentos de estudo.

O êxito desta estratégia deve-se ao fortalecimento da memória a longo prazo. A investigação científica mais recente tem mostrado que aprendes mais se estudares duas horas de cada vez, em dois dias diferentes, do que em quatro horas seguidas, no mesmo dia.


Como aplicar?

Organiza-te e estuda pela ordem certa. Pega no teu horário e reserva períodos para estudar depois das aulas, mas deixa de lado as disciplinas do próprio dia. Começa por recapitular a matéria dada na véspera e depois parte para a revisão das aulas anteriores.

pratica-espacada-ficha-2
.pdf
Download PDF • 48KB

«Estudo a 100%»: A Prática de Elaboração


A elaboração consiste em explicar e descrever ideias de forma pormenorizada. Além disso, envolve a relação entre ideias que estão a ser aprendidas e a associação dos tópicos com as experiências pessoais, a memória e a vida quotidiana de quem aprende.



A Prática de Elaboração Sabias que aprendes mais se compreenderes melhor o que estudas?

Há uma estratégia de estudo que te pode ajudar a consegui-lo. Chama-se prática da elaboração e exige que sejas capaz de explicar conceitos e descrever ideias de modo minucioso. Através da elaboração, associas o que estás a aprender ao que já sabes ou às experiências do dia-a-dia, melhorando a memória essa aprendizagem.


Video:


O que é?

A elaboração consiste em explicar e descrever ideias de forma pormenorizada. Além disso, envolve a relação entre ideias que estão a ser aprendidas e a associação dos tópicos às experiências pessoais, à memória e à vida quotidiana de quem aprende.


Como aplicar?

Existem diferentes técnicas de elaboração ao teu dispor, como fazer apontamentos nas tuas próprias palavras, reescrever e fazer sínteses ou usar imagens, associando-as a conceitos. E todas elas te ajudarão a compreender melhor o que estás a estudar, contribuindo para uma aprendizagem duradoura.

Se juntares à elaboração a prática da recuperação, certifica-te de que, antes de responderes a perguntas elaborativas, já és capaz de recuperar a informação relevante. E depois de o fazeres, relê a matéria. Desta forma, melhoras a tua metacognição e a capacidade de aprender com os erros!



prtica-de-elaborao-ficha-4
.pdf
Download PDF • 158KB

A Prática Intercalada Em vez de insistires na mesma matéria, experimenta alternar entre temas diferentes. O segredo é intercalar!

Estudar o mesmo ponto da matéria durante muito tempo prejudica a tua capacidade de foco e facilita a divagação mental. Mas alternar conteúdos faz com que estejas sempre a receber novos estímulos: aumenta o desafio cognitivo e estimula a atenção e a persistência nas tarefas.


Video:

https://youtu.be/Wx5ko1IdAhM


O que é?

Consiste em alternar diferentes conteúdos. As tarefas de estudo devem ser organizadas segundo uma sequência que evita a apresentação consecutiva de dois exercícios do mesmo tipo.

Como aplicar?

Primeiro, deves avaliar o que já sabes sobre o tema. Depois estudas tópicos diferentes da mesma matéria, alternando conceitos e evitando repetir os mesmos exercícios. Por exemplo, se fores estudante de pintura e estiveres a aprender a reconhecer estilos diferentes, deves alternar entre eles, em vez de estudares um estilo de cada vez.



prtica-intercalada-ficha-3
.pdf
Download PDF • 198KB


Mais informações estão disponiveis no site, consulte:


Teresa e Alexandre Soares dos Santos - Iniciativa Educação



«A Iniciativa Educação pretende ajudar a promover o sucesso dos jovens, apoiando projetos exemplares, com potencial efeito multiplicador no sistema educativo e na sociedade. Os nossos impulsionadores aprovaram o início das atividades com três projetos: promoção da aprendizagem da leitura, desenvolvimento do ensino profissional e divulgação de informação e conhecimento sobre educação. »»


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page