top of page
  • associacaopais2

CCEMS - XXII edição do concurso “Artistas Digitais” e XVI edição do concurso “Cineastas Digitais”

Caros pais e E. Educação,



O Centro de Competências entre Mar e Serra, promove à duas décadas o concurso “Artistas Digitais” (https://artistas.ccems.pt/ ) (Pré-Escolar, 1.º e 2.º Ciclo), e há quinze anos o concurso “Cineastas Digitais” (https://cineastas.ccems.pt/ ) (3.º CEB e Secundário) e é com muito gosto que informa que as edições deste ano letivo, 2022/2023, já se encontram a decorrer. Uma novidade este ano letivo é que o concurso Cineastas Digitais tem uma nova categoria, designada “Vídeo Júnior”, dirigida a alunos do 1.º e 2.º CEB.


Ambos os concursos são organizados em parceria com a Direção-Geral da Educação.


XXII EDIÇÃO DO CONCURSO “ARTISTAS DIGITAIS” (Pré-escolar, 1.º e 2.º CEB)


A edição deste ano letivo propõe o tema "Ética e Cidadania" para todas as categorias do concurso (Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos), no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Propomos o desenvolvimento do tema em torno dos domínios Direitos Humanos, Interculturalidade e Segurança, Defesa e Paz. Os três domínios podem ser trabalhados ao longo de toda a escolaridade e vão ao encontro do interesse dos alunos pelo meio pessoal e social que os rodeia, para além da sensibilização para estas temáticas ser uma necessidade premente.


Assim, pretende-se que os alunos reflitam sobre os valores, atitudes e ações associados à:

- “Ética”: Como nos relacionamos com os outros, como nos comportamos nas diversas situações do quotidiano, como classificamos as nossas atitudes (boas ou más ações).

- “Cidadania”: O que podemos fazer no meio local ou global para criarmos ou mantermos um ambiente saudável em que todos possam coabitar em harmonia e de forma sustentável.


Os artistas poderão participar com mais de um desenho digital, elaborado recorrendo a um software de edição de imagem (Paint, Paint.net, Gimp ou outros similares para computador ou tablet/telemóvel). No que diz respeito ao número de alunos por desenho, este deve ser desenhado por apenas um/dois alunos.


Não são considerados, para efeitos de Júri, os desenhos elaborados manualmente (papel) ou que, criados digitalmente, recorram a desenhos/formas pré-criadas (formas automáticas, cliparts, fotografias, outros que não sejam desenhados pelo autor do desenho).


XVI EDIÇÃO DO CONCURSO “CINEASTAS DIGITAIS” (1.º, 2.º, 3.º CEB e Ensino Secundário)


A edição deste ano tem como tema geral “Ética e Cidadania”. As abordagens temáticas e técnicas deverão ser diferenciadas em função das três categorias de vídeos previstas no regulamento, a saber:

- “Vídeo Júnior” (duração entre os 30 segundos e 3 minutos), para alunos dos 1.º e 2.º CEB, cujo tema é “Ética e Cidadania”;

- “Vídeo Curtas” (duração entre os 30 segundos e 3 minutos), para alunos do 3.º CEB e Ens. Secundário, cujo tema é livre;

- “Vídeo Narrativas” (duração entre os 3 e os 6 minutos, com uma estrutura que permita perceber uma história), para alunos do 3.º CEB e Ens. Secundário, cujo tema é “Ética e Cidadania”.


A supervisão dos vídeos e a sua submissão no site do concurso fica a cargo de um professor/adulto, depois de efetuado o registo.


Os alunos poderão recorrer a programas de gravação e edição e vídeo gratuitos (mesmo que as gravações fiquem com marca d'água) ou à câmara de vídeo dos telemóveis.


Os adultos responsáveis pela submissão dos desenhos ou vídeos poderão registar-se e submeter os trabalhos até ao final do mês de julho de 2023.


O regulamento dos concursos encontra-se disponível nos respetivos sites e nos cartazes abaixo.



A CCEMS estará disponível para qualquer esclarecimento adicional, por telefone (244765933), ou e-mail (artistas@ccems.pt / cineastas@ccems.pt)


Coordenadores dos Concursos:

Bruno Conde e Nancy Silva - Coordenadores dos concursos Cineastas Digitais e Artistas Digitais






CartazCineastasDigitais2022_2023
.pdf
Download PDF • 13.15MB

CartazArtistasDigitais2022_2023
.pdf
Download PDF • 8.75MB


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page